Daten. Leben.

Como destruir documentos confidenciais de forma segura?

Todas as empresas trabalham com informação confidencial e vão acumulando ao longo do tempo elevados volumes de documentos. Como existe ainda pouco conhecimento sobre como conservar um arquivo, quais os períodos de retenção e sobre o que diz a lei, muitas organizações perdem o controlo dos seus dados. 

A principal consequência é a falha na segurança da informação, o que pode originar elevadas multas, caso os dados sejam acedidos por pessoal não autorizado e pode ainda ser punível por lei. As empresas necessitam de entender a importância de protegerem os seus dados e arquivo, conservando os documentos e destruindo-os de forma confidencial e legal após o seu uso devido.  

 


Como podem então as empresas destruir papel ou suportes digitais de forma confidencial e de acordo com a legislação e normas de segurança? 

 

  • Pela natureza sensível deste tipo de dados a sua destruição deve respeitar a norma DIN 66399 (standard europeu para a segurança na destruição de todos os tipos de suporte de dados) que protege as organizações de usos ilegítimos ou de eventuais quebras de confidencialidade (DL 67/98).
     
  • A destruição confidencial dos documentos em papel ou suporte digital é efetuada através de trituração mecânica. O processo de destruição estará concluído quando for alcançado o nível de segurança exigido pela norma DIN 66399 e pela Lei da Proteção de dados (Lei 67/98, de 26 de outubro). Esta classificação é feita com base na identificação da sensibilidade dos dados.
     
  • A norma diz respeito à destruição dos seguintes materiais: papel, filme, chapa de impressão, microfilme, CD, DVDs cartão magnético, diskette, disco rígido, suporte de registo magnético, pen, cartão de chip.
     

A REISSWOLF garante a segurança da informação durante todo o processo de destruição confidencial dos dados e após a conclusão do mesmo, que pode ser presenciado pelo cliente, emite um Certificado de Destruição. Os resíduos resultantes da destruição são encaminhados na sua integra para valorização ambiental, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Por fim, a REISSWOLF oferece também um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional contra qualquer fuga de informação dos suportes destinados à destruição.

Entre em contacto connosco para destruir os seus documentos de forma confidencial

 

Scroll to top