Ao longo dos últimos anos temos vindo a ouvir falar de termos como “green office” ou “green business”. Existem já muitas empresas que, independentemente do core do seu negócio, apostam na responsabilidade social e ambiental, tomando medidas que pretendem diminuir a sua pegada ecológica.
No entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer para a maioria das organizações, que acumulam vários tipos de resíduos no seu escritório. Partilhamos algumas ideias fáceis de implementar para reduzir os resíduos mais comuns.
Redução de resíduos de papel
A melhor forma de reduzir o papel é criar um escritório sem papel, mas sabemos que, nem sempre é possível. Contudo é possível reduzir a sua utilização:
- Determine em que situações deve utilizar-se o papel e implemente internamente essa política;
- Antes de imprimir os documentos deve garantir que estão na sua versão final, evitando imprimir várias vezes para fazer a edição do conteúdo, e imprimir utilizando as 2 faces do papel;
- Reutilize papel para imprimir rascunhos;
- Armazene arquivos de escritório em formato digital;
- Recicle as resmas de papel que não sejam necessárias.
Equipamento eletrónico e outros resíduos
- Procure comprar móveis usados ou adquira equipamentos duráveis de alta qualidade;
- Considere comprar produtos amigos do ambiente e evite o plástico;
- Aproveite até ao fim os cartuchos de tinta e tonners das impressoras;
- Recicle equipamentos eletrónicos obsoletos, mobiliário de escritório, copos/garrafas de plástico, cartão, metal, vidro, embalagens, lâmpadas, pilhas, tonner’s, etc.).
Aproveite o final de verão para libertar espaço no seu escritório e melhorar a pegada ecológica da sua empresa.
Estamos ao seu dispor se necessitar de algum esclarecimento ou de ajuda neste processo. O nosso objetivo é colaborar com os seus / nossos clientes ajudando-os a promover a sustentabilidade das suas atividades e a proteger o meio ambiente.